segunda-feira, 12 de julho de 2010

romeu & julieta

Depois de muito atraso, a estória do suflê (e a receita, claro!).
O suflê de goiabada começa com minha última ida a Belo Horizonte. Há mais tempo, havia pedido a uma tia que, quando comprasse goiabada, deixasse um pedaço para mim. Pois bem: eis que ela chega com um "tijolo" (sim, era do tamanho de um tijolo) de goiabada para mim. Não havia o que fazer com tanta goiabada, e depois de uma semana comendo de sobremesa à noite, comecei a pressentir que era muito doce só para mim. Foi aí que resolvi testar a receita de suflê de goiabada com calda de requeijão, que sempre tive vontade de fazer.
E, à medida que a comida (deliciosa!) da Luluca ficava pronta, crescia o medo de que o suflê não ficasse bom, que não crescesse, que murchasse rapidamente... suflê era um prato que eu nunca tinha tido coragem de testar. E, no final, é facílimo de fazer e fica delicioso!!!!!

A receita:

Calda de catupiry
200 ml de leite

100 g de catupiry

Suflê

4 claras
1 pitada de sal
220 g de goiabada pastosa
Calda: misture o leite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 20 minutos.


Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisa. Deixe esfriar (o ideal é que ela fique meio geladinha, para contrastar com o suflê).




Suflê:
na batedeira ou com um batedor de arame, bata as claras. Quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada e misture bem (misturei na mão, fora da batedeira).


Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 10 minutos ou até subir.


(suflê antes e depois de ir ao forno...)

Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria. Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta no fogo com um pouco de água (bem pouco!) até dar o ponto – deve ficar bem cremosa e firme.


A receita veio daqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails