sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brusqueta de tomates: nhammm

Ontem foi a minha vez de pilotar o "clube". Optei por começar com uma entradinha leve, simples e gostosinha, que aprendi com meu marido (sim, no Clube do Picadinho, os homens também ensinam as mulheres a cozinhar). Na verdade, eu queria mesmo era saber quais eram os tais segredinhos que ele nunca contava quando fazia o prato...
Ingredientes:
Pão italiano tipo filão, cortado em pedaços de um ou dois dedos de altura
8 tomates (a receita é um tomate por pessoa)
1 dente de alho
1 limão siciliano
Manjericão fresco
Azeite, aceto balsâmico, sal e pimenta do reino
100 gramas de queijo parmesão ralado

Preparo:
Corte os tomates em cubinhos bem pequenos, retirando as sementes. Esprema o limão siciliano sobre os tomates, misturando também azeite, sal e pimenta do reino a gosto. A dica aqui é ir experimentando para não deixar muito salgado ou muito apimentado. Corte as folhinhas do manjericão e misture ao tomate. Agora é a hora dos "segredinhos": com as mãos, amasse o tomate até ele soltar água. Isso vai ajudar a homogeinizar o tempero e não deixar a brusqueta ficar seca, depois de ir ao forno. Acrescente um pouco de aceto balsâmico, para reforçar o molho e experimente novamente. Reserve para o molho "curtir".

Mais um segredinho: descasque o dente de alho, esfregue-o nos pedaços de pão. Isso mesmo, o dente de alho inteiro. Após esfregar você verá que o pão ficará com um "cheirinho de alho" e não com aquele gosto forte. (Dica para não ficar com cheiro nas mãos: após esfregar o alho, deixe cair água corrente nos dedos sem friccionar). Distribua os pães em uma assadeira. Com uma colher, coloque o tomate amassado e temperado, generosamente, sobre cada pedaço de pão e leve ao forno pré-aquecido por até 20 minutos. Assim que retirar do forno, polvilhe o parmesão ralado por cima do tomate e sirva! Mangiare!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails