sexta-feira, 23 de julho de 2010

Risoto de Shimeji

Gente, o prato estava tão gostoso quanto bonito, mas tenho que confessar que as fotógrafas do Clube estão cada dia melhores... Deixaram o risoto ainda mais apetitoso na foto!


Ingredientes:
350 gramas de arroz arbóreo (serve 6 pessoas)
250 ml de prosseco ou vinho branco
2 tabletes de caldo de legumes
1 cebola média picada
50 gramas de manteiga
100 ml de shoyo light (melhor usar o Sakura)
2 bandejas de shimeji fresco
cebolinha picada
queijo parmesão ralado

Preparo:
Antes de começar, coloque um litro de água para ferver e dissolva os tabletes de caldo de legumes. Reserve. Corte os talos mais grossos de shimeji, deixando os mais finos soltos. Deixe o shimeji em uma panela com água quente, só para amolecer, por 10 minutos e escorra.


Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o shimeji. Aos poucos, vá colocando o shoyo e a cebolinha. O shimeji vai reduzir e deve ficar bem escurinho. A consistência do molho ideal é firme, mas não grossa. Experimente e se estiver muito forte, equilibre com um pouco de água. Deixe em fogo baixo enquanto prepara o arroz.


Refogue a cebola com algumas pitadinhas de sal em 1/2 colher de manteiga. Acrescente o arroz e o prosseco, aos poucos. Mexa o arroz até o líquido secar. Quando já não houver mais líquido, acrescente uma ou duas conchas do caldo de legumes dissolvido em água. Não pare de mexer, caso contrário, o risoto poderá grudar no fundo da panela ou perder o ponto.


Assim que o líquido secar, repita o procedimento de acrescentar o caldo de legumes. Siga com este "ritual" até que o arroz cozinhe. Experimente sempre para verificar o momento em que o arroz adquirir o ponto "al dente". Desligue o fogo e misture o shimeji ao arroz. Sirva com queijo parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails