terça-feira, 28 de setembro de 2010

Copas y Tapas: Salada de Pupunha em fios com cottage e azeitonas azapa!

Vou puxar a fila das postagens do nosso último encontro, antes que todo mundo desista de vez! A história é a seguinte: em um dos animados clubes que faltei, as gourmetts votaram por uma nova "roupagem" que reunia em um só encontro "copas", "tapas" y besos! Por algum motivo (vou deixar que a Dri e a Tetê expliquem melhor nos seus posts), dessa vez, ficamos só com as Copas y Tapas... Afinal, não dava para se lambuzar tanto de uma só vez, né?

Fiquei por conta de um dos petiscos (Tapas) para acompanhar os drinks (Copas). E optei por apresentar ao Clube um ingrediente inusitado: o Palmito Pupunha em fios. Juntei uma receita antiga de patê-zinho da minha mãe com o palmito que parece macarrão (mas não é, inclusive porque tem só 37 calorias por porção de 100 gramas) e pronto! Virou uma saladinha light e super saborosa!


Ingredientes:
400 gramas de palmito pupunha congelado em fios
25 azeitonas pretas azapa, picadas e sem caroço
8 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 pote pequeno (400 gramas) de queijo tipo cottage
Folhas de manjericão fresco
Orégano a gosto
Sal Marinho e Pimenta do Reino moídos a gosto


Modo de preparo:
O palmito pupunha em fios congelado é da São Cassiano (http://www.palmitopupunha.com/). Ele fica no freezer e vem congelado. Para preparar, tem que descongelar antes, mas é rapidinho!


Depois de descongelar, retire completamente a água residual e utilize apenas os fios de pupunha.


Enquanto o palmito descongela, você pode ir preparando a pasta de cottage. Corte as azeitonas em pedaços bem pequenos e misture ao queijo e ao azeite. Coloque um pouco de sal e de pimenta moídos e experimente para assegurar que não ficará muito salgado. Por fim, junte o palmito e use as folhas de manjericão para decorar!

2 comentários:

Cristina Andrade Melo disse...

Olá! Sou amiga da Bruninha, que me encaminhou esta receita! Adorei a ideia, vou fazer hoje no meu projeto "Plat du Jour: 30 receitas em 30 dias!". E, claro, vou dar o crédito para o Clube do Picadinho! Depois veja lá no blog:

http://aquintaessencia.blog.com/

Abs
Cristina

Clube do Picadinho disse...

Olá, Cris! Seja muito bem-vinda! O que não falta aqui são ideias para o seu projeto... Adoramos essa! Parabéns e obrigada pelos créditos! Volte sempre, ok? Abraços

Related Posts with Thumbnails