domingo, 24 de outubro de 2010

Picadinho feminino: Crostini de presunto cru, figo e hortelã

Picadinho na casa da Nara é sinônimo de perfeição. Não participei do primeiro, mas dizem as boas línguas que sempre que o reunião acontece por lá, os pratos arrancam suspiros e o deleite é geral... A ponto de deixar a mulherada em silêncio durante o jantar! Nesta edição, dividi o preparo da entrada com a anfitriã e posso confirmar: foi noite de gala! Um menu surpreendente, inusitado, feminino (por causa do figo e das alcachofras - aguardem o post da Tetê!), lúdico, terapêutico, musicalmente perfeito e, claro, delicioso. Completo: da entrada à sobremesa. Mas chega de rasgação e vamos direto ao ponto. A receita do Crostini do Jamie que escolhemos para começar:


Ingredientes:
- 1 pão ciabatta cortado em fatias de 1 cm de espessura
- 2 dentes de alho grandes, descascados e cortados ao meio
- 6 figos frescos grandes maduros
- 12 fatias de presunto cru
- 1 maço de hortelã fresca
- azeite de oliva extravirgem, aceto balsâmico e pimenta do reino para temperar



(duplicamos esta receita para servir 8 pessoas e foi mais que suficiente)

Modo de preparo:
Coloque as fatias de ciabatta para assar até ficarem bem tostadinhas (mas não deixe escurecer).


Enquanto ainda estão quentes, esfregue o dente de alho com o lado cortado na superfície do pão. Você vai perceber que o alho vai desmanchando, sendo consumido e diminuindo aos poucos (a Mari nos ajudou nesta parte para compartilhar do cheirinho de alho na ponta dos dedos!). Em seguida, borrife os pedaços de ciabatta com um pouco de azete de oliva extravirgem


Corte os figos ao meio, depois coloque uma fatia de presunto sobre cada crostini ainda quente e esmague a metade de um figo por cima.


Finalize com as folhas de hortelã e sirva regado com um fio de de azeite extravirgem, um pouco de vinagre balsâmico e uma pitada de pimenta do reino moída na hora.


P.S: Segundo o dono da receita (Jamie Oliver), crostini não é a mesma coisa que bruschetta. Os crostinis são feitos com pão branco e não com pão fermentado. A dica de esfregar o alho depois de tostar o pão faz toda a diferença...

2 comentários:

Carpe diem disse...

hum que delicia... parabéns...
eu tb estou começando um blog agora!!
http://raissavip.blogspot.com/ com muita comidinha, receita e vinhos!!

Clube do Picadinho disse...

Parabéns, Raissa! Seu blog também é uma delícia... Não deixe de nos visitar! Abraços!

Related Posts with Thumbnails