quinta-feira, 10 de junho de 2010

As aventuras da chef Dri

Nesse segundo encontro, duas novas integrantes juntaram-se a nós: Nara e Rê. A Dri era a responsável pela receita e a Rê ofereceu seu apê (alías, um espetáculo de deixar qualquer arquiteta encantada).

Feita a compra na centenária Casa Godinho, a Dri escolheu as receitas em seus novos livros de culinária. Sopa de feijão com funghi e mousse de banana para sobremesa. Huummm!

Quando cheguei lá, a Dri já estava preparando a sopa. As meninas já tinham dado boas risadas porque a chef não sabia que precisávamos cozinhar o feijão na panela de pressão antes de tudo (o livro não explicava essa parte). A Rê estava preocupadíssima com integridade física da Dri, que quase cortava os próprios dedos enquanto picava a cenoura!




Ainda bem que não tivemos nenhum acidente e tudo saiu muito bem (exceto para o "coelhinho saleiro", que caiu dentro da panela). Aprendi um truque muito chique: colocar o alecrim dentro de um coadorzinho de chá e fazer uma infusão. Assim, o gosto não fica muito forte e nos livramos das folhinhas pequenas na receita.




SOPA DE FEIJÃO MANTEIGA

4 porções (mas serve muito mais!)
Preparo: 15 minutos, mais o tempo de demolha (o que é isso? Demora muito mais...)
Cozimento: 35 minutos (fora o feijão, gente... básico, né?!!)

Ingredientes:
15g de funghi porcini
200ml de água fervente
1 colher (sopa) de azeite
75g de toucinhos em cubos
1 cebola pequena picada
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
2 dentes de alho picados
2 ramos de alecrim picados
400g de feijão-manteiga
200ml de vinho tinto
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 litro de caldo de galinha
175g de macarrão de formato pequeno
Sal e pimenta do reino

Para servir:
Parmesão ralado na hora
Azeite extravirgem

Modo de preparo:
Deixe os funghi porcini de molho na água por 15 minutos. Escorra, reserve a água do molho e aperte os cogumelos para eliminar o excesso de água.

Aqueça o azeite em uma panela grande, de fundo grosso, em fogo baixo. Acrescente o toucinho, a cebola, a cenoura e o salsão e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Aumente para fogo médio e adicione o alho, o alecrim e os cogumelos. Cozinhe, mexendo por 1 minuto e acrescente o feijão e o líquido. Deixe ferver rapidamente até evaporar quase todo o vinho. Coloque o extrato de tomate, mexendo a água da demolha do cogumelo e o caldo. Deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe lentamente por 10 minutos. A sopa pode estar pronta antes desse estágio.

Imediatamente antes de servir, ferve-a rapidamente e tempere com sal e pimenta. Acrescente o macarrão e cozinhe, mexendo freqüentemente, até fica al dente.

Deixe a sopa descansar por 2-3 minutos antes de servir com um pouco de parmesão e um filete de azeite extravirgem.

Acompanhamento: croûtons de ciabatta. Pique 4 fatias grossas de pão ciabatta em cubos, misture com 2 colheres (sopa) de azeite e 2 dentes de alho amassados e asse em forno pré-aquecido a 180oC por 10 minutos. Retire do forno, salpique com duas colheres (chá) de alecrim picado sobre os cubos e recoloque no forno por 10 minutos, até ficarem dourados e crocantes. Sirva quente.




Quando a sopa estava quase pronta (e cheirosíssima), a Dri falou: "então vamos fazer a mousse!" Mas não precisa gelar? Claro que sim, mas o livro dizia "Tempo de preparo - XX minutos mais o tempo para gelar". Ainda bem que inventaram o freezer. Fizemos a mousse que estava deliciosa na hora da sobremesa.




ADICIONAR RECEITA DA MOUSSE


Vejam que linda nossa mesa posta! Ah, os croutons também foram "made by scratch".



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails