quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Clube do Picadinho 6 - Ceviche!

Meninas, finalmente consegui me organizar para a postagem das receitas do nosso último encontro, que já fazem, pasmem, 15 dias! Que vergonha! Pena que hoje não teremos mais um encontro gastronômico, mas na semana que vem tiraremos o atraso.


Gosto muito da idéia de comer um pouco de várias coisas, com entradinhas, pães e sempre acompanhado de um drink bem gostoso.

A idéia do ceviche veio justamente por isso, o peixe vai marinando, ganhando sabor, enquanto conversamos, preparamos as bebidas, experimentamos figos secos (que eu fiz!!) com queijo pecorino...


Na sequencia sai quentinho do forno os shitakes recheados, preparamos a salada vermelha, dessa vez com figos frescos... pão no forno e finalmente sentamos à mesa para beliscar ora o ceviche de atum, ora o de linguado. A sobremesa, hummmm, muito fácil e deliciosa: fudge de chocolate com pistache.


Nossos livros e chefs que serviram de inspiração foram o Jamie Oliver, Nigella e Márcia (minha sogra querida e responsável pela receita do ceviche de atum). Tudo foi um sucesso! Vamos às receitas:

Ceviche de atum

Ingredientes:
600 grs de atum fresco

2 chillis
1 maço de coentro fresco
Suco de 3 limões
O dobro do suco de azeite
3 colheres de sopa de molho de soja
Raspas de gengibre

Modo de Preparo:
Cortar o atum em cubos de até 3cm.
Colocar em uma travessa e misturar o coentro. Deixar descansar.


Cortar os chilis em pedaços bem pequenos, sem sementes!!!

Numa vasilha, misturar o suco, o azeite e o molho de soja. Juntar com o chilli e as raspas de gengibre e regar o atum com essa mistura. Deixar descansar o máximo que o apetite deixar!

Ceviche de Linguado

Ingredientes:
300 grs. de linguado fresco (ou outro peixe branco)

Suco de 2 laranjas azedas
1 cebola roxa cortada tipo pluma
Chilli

Modo de Preparo:
Similar ao ceviche de atum, cortar o peixe em cubos de até 3 cm, misturar o suco das laranjas, a cebola e o chilli, que deve ser cortado bem pequeno, sem sementes!





Nós acabamos misturando um pouco de coentro também, para não ficar com aparência tão pálida. Não sei se foi uma heresia, podemos perguntar aos peruanos, mas o fato é que o coentro caiu super bem.

Enquanto os ceviches descansam... partimos para o preparo dos cogumelos!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails