quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sopa de frutas vermelhas com sorvete de creme e amêndoas


Desde cedo minha mãe reclamava que eu não seguia receitas. Rs. É verdade: ou por distração (sempre vivi nas nuvens), ou por vontade, mesmo. Sempre gostei de misturar, modificar, adaptar quantidades, ingredientes... cozinha, para mim, é uma diversão, um exercício de criatividade. O resultado disso é que não sou tão boa em receitas onde é necessário ser conservador (meu pão de ló é uma lástima), mas me divirto na cozinha.

E desde sempre, também, estou de dieta: qualquer quantidadezinha a mais de comida vira gordura, no meu corpo. Por isso, vivo procurando sobremesas que não façam tão mal à consciência. A receita da semana, sopa de frutas vermelhas, foi uma adaptação da minha sobremesa preferida da cidade: o merengue do Ritz (servido com uma sopa de frutas vermelhas, sorvete de creme, amêndoas em lascas e chantily). Uma noite, precisei de uma sobremesa rápida e adaptei o que lembrava dela, tirando o merengue e o chantily. Aí vai, então:

- 2 caixas de frutas vermelhas (amoras, framboesas ou morangos) daquelas congeladas, de supermercado
- suco de 1 laranja ou 1 caixinha de suco de laranja
- folhinhas de hortelã inteiras
- amêndoas em lascas

Deixo as frutas fora da geladeira por 1 hora, e bato no liquidificador com o suco de laranja (fica com consistência de sopa, ou suco bem grosso).


Aí, a gente coloca no fundo de um prato (ou de uma taça) o equivalente a 3/4 de xícara (???? foi no olho) da sopa fria, coloca uma bola de sorvete por cima, duas folhinhas de hortelã, e um punhado de amêndoas em lascas. E como (quase) sem culpa. Muito, muito fácil.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails