terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Picadinho light: começando pela sobremesa - Ameixas frescas assadas

Vamos começar os posts pela sobremesa? Risos. Todas nós gourmettes estamos na maior correria por causa do final do ano. Mas desta vez eu resolvi puxar a fila das postagens, começando pelo melhor da festa.


Só para contextualizar, o nosso último encontro rolou na casa da Rê e foi temático: Picadinho Light. Eu me propus a fazer uma receita que há poucos dias havia testado. A história dela é a seguinte...

Era uma vez uma dupla de gourmettes que num surto resolveu ir passar um final de semana na praia mesmo debaixo de chuva. Como a previsão do Clima tempo era tipo das piores, euzinha aqui enchi uma sacola com várias revistas. Entre elas, a  edição de novembro de ELLE, que veio recheada de receitas preparadas com ameixas frescas. Achei inusitado. As fotos maravilhosas. Lendo a tal matéria de gastronomia quase tive um treco. Mostrei tudo para a Dri. E só.

No final de semana seguinte fui para BH. E lá, testei uma das receitas: ameixas assadas com mel, baunilha e hortelã. Foi um sucesso. Daí, como a ideia era cortar calorias do cardápio do Picadinho, resolvi repetir a dose - claro! - com algumas adaptações: eliminei os cubinhos de manteiga! Ah! Na revista falam para usarmos baunilha em pó, mas nas duas vezes que preparei essas ameixas, usei extrato de baunilha orgânica (líquido mesmo). Abaixo, o passo a passo de como fiz a sobremesa na noite do nosso encontro, já do jeitinho que eu achei que ficou melhor.

Ingredientes:
- 12 ameixas frecas partidas ao meio e sem os caroços
- 5 colheres de um bom mel
- Várias folhas de hortelã – umas 30 mais ou menos
- 20 gotas de extrato de baunilha orgânica

Modo de preparo:
Disponha as ameixas em dois pirex. Pincele o mel por cima delas sem se preocupar muito com a lambança.

Corte as folhas e salpique-as por cima das frutas.

Pingue as gotinhas de baunilha por cima das frutas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por meia hora. E sirva!

2 comentários:

Vanessa disse...

Amei seu blog!!!!As receitas são deliciosas!!!Já estou seguindo!
Quanto tiver um tempinho visita o meu tá: http://bookculinario.blogspot.com

Clube do Picadinho disse...

Que bom que você gostou, Vanessa! O seu também está de dar água na boca... Obrigada! Bjs

Related Posts with Thumbnails